Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Tomie Ohtake: mais de cem anos de arte

Uma das principais artistas da atualidade fez do Brasil a sua casa

Você conhece a dama das artes plásticas brasileira? Tomie Ohtake nasceu no Japão, mas foi no Brasil que consolidou a sua história na arte.

Tomie Ohtake veio para país na década de 1930 para visitar o irmão, no entanto a deflagração da Guerra do Pacífico a impediu que voltasse para casa. Acabou ficando no país e aqui construiu uma família no bairro da Mooca, em São Paulo.

Surpreendente, sua produção artística começou depois dos 40 anos de idade, mas atingiu o seu ápice aos 50, quando estreou nos principais salões brasileiros e começou a realizar mostras individuais.

A obra de Tomie Ohtake transita entre o espaço físico e o contido nas telas. Suas esculturas pontuam espaços públicos espalhados por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, entre outros. Já as suas pinturas e gravuras já estiveram em exposições e Bienais pelo mundo.

O universo artístico de Tomie Ohtake foi retratado no documentário “Tomie”, de Tizuka Yamasaki. No filme, a artista revela toda a afetividade e delicadeza que se tornaram seus marcos mais característicos:

Tomie faleceu em 2015, deixando um legado inestimável para a produção artística do Brasil e do mundo sem nunca diminuir o ritmo. Seguiu trabalhando até sua morte, dos 100 aos 101 anos, criando 30 quadros somente neste período.

 E você já conhecia alguma obra de Tomie Ohtake? Damos a dica: não perca  a oportunidade de apreciar seus belíssimos trabalhos espalhados em diversos locais públicos pelo país.  Listamos abaixo alguns:

Monumento da Imigração Japonesa – Canteiro Central da Av. 23 de maio em São Paulo;
Monumento Tomie Ohtake – Praia do José Menino em Santos;
Escultura Avenida Paulista – Av. Paulista (entre as Rua Pamplona e a Alameda Campinas) em São Paulo;
Paço Municipal de Santo André – Praça Cívica em Santo André;
Auditório do Ibirapuera – Parque do Ibirapuera em São Paulo;
Aeroporto de Guarulhos –  Via de Acesso do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Cumbica.