Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Conheça os espetáculos teatrais ao redor do mundo que estão em cartaz há décadas

Listamos verdadeiras obras primas dos palcos para você

Imagem alusiva ao espetáculo teatral A Ratoeira, o mais antigo em cartaz
Crédito: Banco de Imagens.

Permanecer em cartaz por décadas não é uma tarefa fácil. É necessário agradar tanto à crítica quanto ao público para ficar em exposição por longos anos e alcançar milhares de espectadores. Por isso, perguntamos: você sabe quais são os espetáculos teatrais ao redor do mundo que estão há mais tempo em exibição?

Para celebrar essas grandes obras e  matar sua curiosidade, elencamos abaixo uma lista com espetáculos teatrais internacionais e nacionais que já passaram por diferentes gerações e continuam encantando a plateia como se fosse noite de estreia.  

A Ratoeira

Alcançar a marca de “A Ratoeira” de Agatha Christie parece ser uma tarefa um tanto difícil, pois a peça está em exibição há 67 anos de forma ininterrupta, conquistando o posto de espetáculo com maior período em cartaz no mundo.  Com mais de 25 mil apresentações na bagagem no Teatro St Martin’s em Londres, a trama traz a marca registrada de sua autora: o suspense policial. A história acontece quando um grupo fica preso em um hotel por conta da neve e precisam descobrir quem é o assassino entre eles.  Com participação de mais de 400 atores, o elenco é renovado uma vez por ano. 

A Cantora Careca

A obra de Eugène Ionesco,  está em cartaz ininterruptamente desde 1957, há 62 anos, no Théâtre de la Huchette em Paris. Autor é conhecido como o mestre do teatro do absurdo, ironizando e ridicularizando situações do cotidiano, a solidão e a dependência dos seres humanos.  “A Cantora Careca” traz consigo mais de 18 mil apresentações e mais de 2 milhões de espectadores. O trabalho explora o diálogo de dois casais sobre o cotidiano e preconceitos de uma família burguesa.

Trair e Coçar é Só Começar

Mais de 6 milhões de pessoas já assistiram esse sucesso brasileiro, de Marcus Caruso, que está em exibição desde 1986, há 32 anos. A comédia garantiu menção em quatro edições no  Guinness Book (1994, 1995, 1996 e 1997) como a mais longa temporada ininterrupta em cartaz do teatro nacional.  A estória mostra várias confusões causadas por uma empregada, que se aproveita da desconfiança entre os casais do enredo para subornar seus patrões e amigos.

O Fantasma da Ópera

Ocupa o 1º lugar entre os musicais da Broadway com maior tempo de exibição, 31 anos. Um verdadeiro clássico com mais de 12 mil apresentações, traduzido em 15 idiomas e exibido em 35 países. A peça gira em torno de um misterioso fantasma que assombra a Ópera de Paris. Obcecado pela cantora Christine Daaé, ele trama transformá-la na principal soprano do “seu” teatro a qualquer custo.

O Mistério de Irma Vap

Outro sucesso brasileiro estrelado pelos atores Marco Nanini e Ney Latorraca. Esse também fez seu registro no livro dos recordes, o Guinness Book, como o espetáculo teatral que se manteve em cartaz por mais tempo com o mesmo elenco: 11 anos. A peça retornou com nova roupagem no início de 2019, com Mateus Solano e Luis Miranda interpretando os papéis principais.  Ao contrário do enredo original, que se passava em uma casa mal assombrada, dessa vez a trama foi adaptada e acontece em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. 

No Teatro Prevent Senior,  o peça com maior tempo em cartaz foi Aparecida – O Musical”, que ficou em cartaz  por 3 meses. Para não perder os próximos espetáculos teatrais, fique de olho na agenda.