Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Da Grécia para o mundo: conheça a origem do teatro

A história e curiosidades do nascimento de uma arte. 

Ruínas de um Teatro Grego
Créditos: Banco de Imagens

Brincar de faz de conta, deixar a imaginação fluir e criar personagens diferentes podem parecer passatempo infantil, mas foi exatamente assim que o teatro nasceu. De forma inusitada, a história do teatro ocidental surge na Grécia, no século VI a.C, quando festas dionisíacas eram realizada em homenagem a Dionísio, deus do vinho e da fertilidade. 

As celebrações, que eram basicamente compostas de grandes procissões, com coro (uma espécie de grupo com voz coletiva), ganharam grandes proporções com o passar dos anos. 

Neste momento, aparece Téspis, que se torna o primeiro diretor de coro e ator da história do teatro. Isso acontece quando ele decide subir em um tablado para responder ao coro, dando início ao primeiro diálogo entre os integrantes da representação. O ato de interação com o público lhe rendeu o status de “inventor” da tragédia e do teatro no formato como é conhecido no dias atuais. 

Adereços  

As máscaras do teatro grego, que transmitiam a ideia de choro e riso, surgiram nas procissões e foram incorporadas nas apresentações teatrais. Eram utilizadas como recursos para facilitar o entendimento da plateia que ficava muito longe do palco e não conseguia enxergar as expressões faciais dos atores

Outro fator responsável pelo uso dos adereços era a exclusão das mulheres em todo cenário social da época. Por esta questão, elas também eram proibidas de atuar. E o uso dos ornamentos cumpria dupla função, permitindo também que máscaras coloridas e com perucas pudessem fazer a representação de personagens de ambos os sexos nas histórias. 

Espaços Cênicos

Do grego, teatro significa theatron, cujo significado é: “local onde se vê”. E de fato seria impossível conquistar êxito em locais que não permitissem o acesso visual total aos espectadores. Pensando justamente nos espaços cênicos, a história do teatro grego trouxe referências para os palcos que são adotadas como padrão até hoje. 

As posições das bancadas favorecendo a visualização de toda a platéia, preocupação com a acústica, acomodação da orquestra em lugar mais reservado, configuração do palco como local central, entre outros, permitiam, na época e atualmente, a melhor experiência para o público. 

Tragédia e Comédia

Os dois primeiros gêneros teatrais surgiram na Grécia, justamente em homenagem ao deus Dionísio. Na tragédia, as histórias contavam sobre deuses e heróis que sofriam sem qualquer tipo de culpa. Enquanto a comédia se aproximava da humanidade, falando sobre homens comuns.    
Estes dois estilos foram fundamentais para a grande variedade de gêneros que surgiram ao longo do tempo e, atualmente, compõe uma extensa lista com opções para todos os gostos.

E você conhecia tantas curiosidades sobre a história do teatro? No Teatro Prevent Senior você pode acompanhar e viver experiências inspiradas em grandes fatos marcantes.