Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Como o teatro pode ajudar no desenvolvimento infantil

As crianças trabalham diversos elementos pessoais e sociais ao praticar atividades teatrais

Crianças no teatro fantasiada para apresentação
Crédito: Banco de Imagens

O teatro é uma fonte inesgotável de benefícios e aprendizados. Seja para perder a timidez, melhorar o convívio social e o trabalho em equipe ou para fortalecer a empatia, todos conseguem aproveitar a prática de alguma forma. No caso das crianças, o teatro é uma ferramenta muito rica no desenvolvimento afetivo, cognitivo, psicológico e social. Além, claro, de trabalhar a ludicidade, o que é de bom aproveitamento nesta fase. 

Exercícios de voz e corpo podem ajudar as crianças mais tímidas a ganharem consciência das suas capacidades de enfrentar desafios e a afirmar e firmar sua própria personalidade. Os jogos teatrais permitem que as crianças vivam situações, imitem diferentes tipos de personagens e sons, fantasiem e inventem histórias. Além disso, possibilita que aprendam a importância da comunicação e da cooperação, afinal, uma peça só tem um bom resultado se todos trabalharem juntos. 

A criança estimulada por tudo que envolve a participação em um ambiente teatral é capaz de colocar-se no lugar de quem tem anseios e sonhos diferentes dos dela, proporcionando uma perspectiva diferenciada de realidades diversas. Isso é um instrumento valioso no estímulo da socialidade, da empatia e do autoconhecimento.  

Com as atividades provenientes do teatro, a criança passa a perceber e valorizar o trabalho em equipe, a diversidade e o pensamento crítico. Além disso, ela começa a entender que pode ter sucesso exercendo uma função que não necessariamente é de ficar em frente aos holofotes: seja qual for seu papel, é importante para que tudo saia bem. Isso contribui para que a criança sinta-se parte da realização como um todo e reconheça seu próprio valor, o que eleva sua autoestima. 

O universo do teatro é democrático, qualquer criança ou adolescente pode participar da experiência e se beneficiar dela.

O Lado Espectador 

Ser espectador também traz inúmeras vantagens. É uma ótima oportunidade para iniciar o contato das crianças com teatro de forma sutil e investigativa, dando a elas a opção de desfrutar da arte sem grandes pressões ou responsabilidade. 

Frequentar o teatro ainda na primeira infância (0 a 6 anos), contribui para o desenvolvimento intelectual, social e enriquecimento de experiências compartilhadas entre pais e filhos.   

Além disso, alguns outros benefícios podem ser citados:

  • Estímulo criativo;
  • Capacidade perceptiva; 
  • Ampliação do repertório, 
  • Aumento dos níveis de atenção. 

No Teatro Prevent Senior os pequenos podem começar a ter contato com o mundo dos palcos por meio de uma programação diversificada, que sempre conta com espetáculos para todas as idades.