Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Rir é o melhor remédio!

Frequente o teatro e dê boas risadas, a sua saúde agradece. 

Mulher sorri durante apresentação no teatro
Crédito: Banco de Imagens

Com toda certeza você já deve ter escutado por aí que rir é o melhor remédio. E, realmente, a máxima é verdadeira. Rir faz bem para a saúde física e mental, com inúmeros benefícios comprovados cientificamente. 

O coração, por exemplo, é um dos órgãos beneficiados pelo ato do riso. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia, o riso é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas. Participaram deste experimento pessoas que haviam sofrido ataques cardíacos. Elas foram divididas em 2 grupos, sendo que o primeiro assistia a vídeos de humor, por 20 minutos, diariamente.

Após o período de 1 ano, esse primeiro grupo teve uma queda significativa da proteína C-reativa, um marcador de inflamação. A queda foi de 66%, comparados à apenas 26% do grupo que não assistiu aos vídeos de humor. Uma diferença muito significativa!

E as boas novas não param por aí. Rir também eleva os níveis do colesterol bom no sangue. Num experimento similar ao anterior, a Universidade de Loma Linda constatou que rir estimulou a produção do colesterol bom em até 26%, diferentemente dos somente 3% no grupo de pessoas não estimuladas pelos vídeos humorísticos.

Rir ainda diminui a pressão arterial e aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões, provocando uma espécie de limpeza e desintoxicação. Além disso, trabalha os músculos abdominais. Esse movimento faz uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.

Pode Gargalhar Também

Nosso ritmo cardíaco também se acelera com uma gargalhada, podendo atingir até 120 pulsações por minuto. Com isso, o sangue circula mais intensamente no organismo, aumentando a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

Gargalhar também baixa o cortisol e a adrenalina, que são os hormônios do estresse. E também aumenta a endorfina, hormônio responsável por nos deixar relaxado. O conjunto desses dois fatores fortalece nosso sistema imunológico, blindando o organismo contra doenças. Rir pode ser um ótimo remédio quando falamos sobre prevenção de doenças.

O Riso no Teatro

Aqui no Teatro Prevent Senior, a missão de espalhar bons momentos é levada a sério e não sai da nossa programação. 

Como um projeto fixo em nossa agenda, a “Noite da Comédia” é a atração certa para garantir boas risadas. O embaixador do espetáculo, Maurício Dollenz, convida a cada edição dois humoristas para um show completo de stand-up. 

Além disso, a peça “Amigas, pero no mucho”, um clássico da comédia nos palcos há 13 anos, segue em cartaz até dia 05 de abril, com ingressos a venda no site Eventim