Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Assista em casa os sucessos brasileiros do teatro e cinema

Filmes são ótimas pedidas de diversão durante o período de quarentena.

Grupo de pessoas reunidas assistindo filme em casa
Crédito: Banco de Imagens

Durante este período em que estamos seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para mantermos o isolamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19), permanecer em casa e procurar atividades que ajudem a nossa saúde mental é uma das medidas indicadas.

Pensando nisto, o Teatro Prevent Senior, que orienta a todos quanto a necessidade de quarentena, realizará uma série de publicações aqui no blog e também em seus demais canais sociais. Com isso, beneficiários terão diversas opções para aproveitar esses dias em casa, com dicas culturais, lazer, nutrição e muito mais.    

E unindo teatro e cinema, existem diversos sucessos que você pode assistir no conforto do seu lar. 

Muitas vezes filmes que se tornam notáveis títulos e arrecadam grandes bilheterias são inspirados em peças teatrais. A transição dos palcos para a telona mostra que não existem barreiras para expressar a arte da encenação. 

Em alguns casos existem adaptações de roteiro, onde apenas algumas partes das história original são preservadas e dão origem a filmes mais livres. Enquanto em outros casos, toda essência é mantida. 

Abaixo listamos alguns títulos que fizeram sucesso nos dois formatos – para felicidade dos fãs. E, lógico, onde você pode encontrá-los para assistir em casa. 

Minha Mãe é Uma Peça

A peça de Paulo Gustavo que virou uma trilogia nos cinemas, conquistou uma grande marca com Minha Mãe é Uma Peça 3, de 2019. Ela se tornou a maior arrecadação de bilheteria nacional, com a expressiva quantia de R$ 137 milhões. Mais de 9,1 milhões de espectadores foram aos cinemas prestigiar o filme. Porém, o sucesso nas telonas já era esperado devido sua grande aceitação nos palcos. Contando a história de Dona Hermínia, uma mulher sem limites quando precisa falar o que pensa, causou grande identificação com o público em seus dois formatos. 

Onde Assistir?: O filme mais recente, Minha Mãe é uma Peça 3, está disponível no formato de pré-venda na plataforma on demand do Telecine e também no Net NOW. Os dois filmes anteriores seguem em cartaz também no Telecine Play, porém, sem custo para assinantes do canal. 

O Auto da Compadecida 

A peça teatral o “Auto da Compadecida”, composta por três atos, de Ariano Suassuna, foi encenada pela primeira vez em 1956, um ano após ser escrita. Em 2000, deu origem ao filme homônimo que levou mais de 2 milhões de espectadores para os cinemas. A comédia dramática que conta a história de dois amigos, Chicó e João Grilo foi fortemente premiada pelo Grande Prêmio Cinema Brasil, evento criado pelo Ministério da Cultura. O filme arrecadou mais de R$ 11 milhões com sua bilheteria.

Onde Assistir?: É possível assistir à história, de forma gratuita, após cadastro na plataforma da Globo Play

Trair e Coçar é Só Começar

A peça de Marcus Caruso, que está em exibição desde 1986 e garantiu menção em quatro edições no Guinness Book (1994, 1995, 1996 e 1997) como a mais longa temporada ininterrupta em cartaz do teatro nacional, estreou nos cinemas em 2006. A trama que tem como personagem principal a empregada Olímpia garante boas risadas em suas duas versões, justificando todo seu sucesso. 

Onde Assistir?: A série inspirada no filme e peça está disponível no Globo Play. Para quem não é assinante, é possível assistir, ao conteúdo de forma gratuita, após cadastro. 

Toda Nudez Será Castigada

Nelson Rodrigues é considerado o mais influente dramaturgo brasileiro. Autor de 17 peças, escreveu a aclamada “Toda Nudez Será Castigada”, em 1965. Com traços próprios de Nelson, aborda a relação entre o puritanismo e a sexualidade, com toques de humor. Em 1972, estreou no cinema, entrando para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos de acordo com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema. O filme teve público superior a 1,7 milhão pessoas. 

Onde Assistir?: O título está disponível para locação na plataforma Net Now

A lista de sucessos que migraram dos palcos para a telona é extensa e conta com muitas outras obras. Vale a pena aproveitar, este período em casa, para preparar uma listinha com os seus gêneros preferidos.