Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Nelson Rodrigues: um passeio pelas peças mais aclamadas

Nelson Rodrigues escrevendo em sua máquina escrever
Foto: Reprodução

É muito provável que você já tenha ouvido falar na peça mais famosa de Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva. Ele foi um dos ícones mais importantes do teatro brasileiro.

Nelson Rodrigues nasceu em Recife, Pernambuco, em 1912. Quatro anos depois, a família se mudou para o Rio de Janeiro, cidade que serviu de palco para o seu início nas artes. Começou trabalhando no jornal A Manhã, onde foi repórter policial por muitos anos. E foi na redação que passou a rascunhar seus primeiros roteiros teatrais.

A primeira peça foi A Mulher sem Pecado, que foi decisiva para ele conquistar prestígio nos palcos cariocas. Vestido de Noiva veio em 1943, representando uma renovação substancial no teatro brasileiro e uma revolução com impactos sentidos até hoje.

Alguns de seus trabalhos também viraram filme. Esse é o caso de Toda Nudez Será Castigada, um retrato sobre as hipocrisias das famílias tradicionais que teve sua longa-metragem dirigida por Arnaldo Jabor.

Hoje, Nelson Rodrigues é lembrado pelo seu teatro realista, impactante e denunciador. Certamente serve de inspiração para muitos jovens diretores e roteiristas que queiram fazer o meio avançar.

Leitura Garantida

Se você está procurando obras para leitura durante o período de isolamento social, por conta do novo coronavírus (COVID-19), o site Lê Livros é uma ótima opção. Nele você pode fazer download de maneira gratuita de diversos títulos, incluindo as obras de Nelson Rodrigues

Desta forma você mantém a leitura em dia, enquanto permanece em casa respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), evitando sua exposição ao risco de contaminação. 

Vale a pena manter a leitura em dia e cuidar da saúde sempre