Calendário - Teatro Prevent Senior Faça seu evento

Como fortalecer a comunicação durante a quarentena

Idosa lendo bilhete
Crédito: Banco de Imagens.

Em tempos de isolamento social, como medida de prevenção ao coronavírus (COVID-19), a comunicação é um importante elo entre família e amigos. Manter o vínculo com entes queridos é uma das formas de encarar esse momento com mais leveza.

Por isso, ainda que não seja possível dividir os bons momentos pessoalmente, ainda é possível compartilhar afeto com diversas ferramentas que temos à disposição. Basta exercitar um pouco a criatividade. 

Abaixo elencamos diversas dicas práticas que você pode utilizar no seu dia a dia, minimizando os impactos emocionais dessa quarentena. 

Música

Isso mesmo! A poesia e sentimentos por trás das canções têm muito as nos dizer. Trabalhando o lado da memória afetiva, nos dá a oportunidade de comunicar vários sentimentos. Uma boa ideia é compartilhar uma playlist com um amigo, dizendo o quanto aquelas canções lembram bons momentos que vocês compartilharam. 

Para quem sabe tocar algum instrumento, a surpresa pode ser feita em forma de dedicatória. Que tal gravar um vídeo seu e mandar para os familiares ou compartilhar uma canção com seus vizinhos? Mesmo que cada um esteja em sua sacada o sentimento de receber uma serenata ainda é o mesmo. 

Escrita

Várias pessoas escrevem por hobby e não possuem coragem de expor seus pensamentos. Mas quem sabe essa não é a hora de mostrar para o mundo o que você tem a dizer?

Aqui vale mandar e-mails, mensagens de texto e até os tradicionais bilhetinhos escritos à mão. A comunicação escrita é uma das formas mais práticas para encurtar o caminho da distância social. 

Desenho

Nesse período em que crianças estão afastadas de seus avôs, a saudade aperta dos dois lados. Porém, para os pequenos a comunicação ainda pode ser uma questão difícil. Por isso, estimular e permitir que as crianças façam desenhos ou colagens, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta de comunicação para este grupo. 

Por meio desse método, a criançada que também sentem os efeitos de enfrentar o isolamento social, podem se expressar livremente. 

Ferramentas 

As videochamadas são ótimas ferramentas para manter a comunicação ativa e de quebra matar as saudades, pois a barreira visual não existe nessa modalidade. 

E para quem tem mais domínio sobre a tecnologia, utilizar esses recursos são ótimas alternativas. 

Elencamos abaixo alguns aplicativos gratuitos que permitem videochamadas:

São várias alternativas para manter a comunicação em dia e respeitar a o período de isolamento social. Testando você pode encontrar a melhor opção para o seu perfil.  

Fique em Casa

O grupo Prevent Senior reitera a necessidade de permanecer em casa neste momento como medida efetiva ao combate do COVID-19. Permaneça em casa, ajude a combater o coronavírus.